BR’13 – Rodada 17: Corinthians e Cruzeiro podem brigar pelo título

Tempo de leitura: 2 minutos

cruzeiro-vasco-uma-cerveja-por-favor-corinthians-brasileiro-brasileirao-2013

O Campeonato Brasileiro, que disse – tal qual um clichezeiro – estar de desenhando numa coluna anterior, apresenta dados divertidos nessa edição 2013.

Corinthians e Cruzeiro são, e isso é bem argumentável, as melhores equipes do país no momento. Para mostrar isso em números, o Corinthians tem a melhor defesa da história dos pontos corridos com sete gols sofridos e o Cruzeiro o segundo melhor ataque desde 2003 com 38 gols marcados.

É quase que um ataque contra defesa, quando você deixa de citar as outras equipes – coisa que não faz o mínimo sentido num campeonato que já teve campeões saindo da parte de baixo da tabela e atropelando todo mundo (Flamengo e São Paulo estou olhando para vocês).

A situação parece melhor para o Corinthians, pois nas últimas edições do brasileirão venceu quem levou menos gols. O time paulista está ultrapassando por enquanto nesse recorde (mas não deve ser permanente) o São Paulo, campeão com absurdos 19 gols sofridos em 38 rodadas.

O problema do timão é que aparentemente eles desaprenderam a fazer gols. A equipe tem apenas 19 em 17 jogos, pouco para ser campeão. E 4 desses gols saíram na ultima partida, contra o Flamengo. Antes dessa rodada o Corinthians tinha menos de um gol por jogo. Resta saber se essa vitória contra o Flamengo representa uma mudança na equipe, a aparição dos gols, ou somente uma coincidência. Para entristecer os corintianos, os principais goleadores da equipe – Pato e Guerrero – foram convocados para suas seleções e vão desfalcar o time por algumas rodadas.

Já o Cruzeiro venceu o Vasco por 5 x 3 e honrou sua característica da temporada. Fez muitos gols. Nesse momento o time tem apenas um gol a menos que o próprio Corinthians, mas o de 2005, como o segundo melhor ataque da história dos pontos corridos. Nesse ano o timão foi o campeão brasileiro.

Além disso, o Cruzeiro está fazendo uma campanha melhor do que a de 2003, primeiro ano dos pontos corridos, e temporada onde conquistou a taça.

Na partida contra o Vasco o time mineiro chegou a abrir 3 x 1 e acenar para uma goleada, mas sofreu o empate ainda no primeiro tempo e deixou fortes emoções para a segunda etapa. Em belo gol do jovem Lucas Silva o time conseguiu desempatar a partida, e fechou o resultado com outro gol de um jovem da base, Vinícius Araújo.

Os números de Corinthians e Cruzeiro mostram que essas são duas equipes a ser observadas, times que podem brigar lá em cima no final do campeonato. Nada é certo nesse torneio maluco, algum desses times pode cair de produção, outro pode aparecer para a briga, mas julgando pelo que vem acontecendo até agora e a história do brasileirão, o melhor ataque e a melhor defesa podem protagonizar um belo duelo pelo título.

Não me siga

Michael Renzetti

Não sei nada sobre táticas, sobre jogadores, sobre times - bom, na verdade eu acho que não sei nada sobre futebol. Mas eu gosto de opinar.
Não me siga