Jogadores indo, jogadores vindo e William desembarcando com óculos de mulher

Tempo de leitura: 4 minutos
willian_gabrielduarte

Peguei os óculos da minha vó emprestado. Ficou bonito?

Olá amigos!

Estou desembarcando aqui no blog após uma segunda-feira turbulenta. Mas foi positivamente turbulenta, se é que isso existe.

O Cruzeiro anunciou quatro contratações. Vilson, ex-zagueiro do Palmeiras, Marlone, ex-meia atacante do Vasco, Samúdio ex-falecida e Rodrigo Souza, ex-Boa Esporte. Gostei de todas as contratações. Aparentemente são jogadores para compor o grupo, talvez Samúdio seja o jogador com mais chances de roubar a posição de titular. Vamos analisar os contratados um a um.

Vilson:

Zagueiro que começou no Madureira. Foi contratado pelo Vasco e fez 59 jogos entre 2007 e 2009. Não teve o contrato renovado e foi para o Vitória. Lá não fez muito sucesso, jogou apenas três partidas e se transferiu para o Grêmio. Foi bem no time do Rio Grande do Sul, fazendo 46 partidas e 3 gols. Mesmo com contrato renovado, foi envolvido numa troca por Hernán Barcos com o Palmeiras e foi muito bem no time paulista fazendo 32 partidas e 6 gols. Quase foi vendido para o Stuttgart, da Alemanha.

Foi contratado para servir de opção a Dedé e Bruno Rodrigo. É uma aposta, e uma boa aposta na minha opinião. O contrato de apenas um ano é bom para não ficarmos presos a um jogador que nunca joga (sim, estou olhando para vocês Victorino e Farías), mas também é um problema. Se ele jogar muito bem, se destacar, e tiver propostas de fora, não vamos poder segurá-lo nem receber alguma compensação pela transferência. Parecido com o caso do Bruno Rodrigo, que deu bastante certo.

Marlone:

Marlone, por enquanto, é minha contratação favorita para 2014. O garoto de 21 anos, que tem uma história de vida muito interessante, parece ser um grande talento a ponto de explodir. O próprio técnico de base do Vasco nessa reportagem diz que Marlone é o jogador mais talentoso que já viu passar por suas mãos.

É muito cedo para julgar, mas estou com a sensação de que temos “outro” Éverton Ribeiro, mais um jovem que já mostrou lampejos de que pode ser grande, e com Marcelo Oliveira e essa equipe bem montada, pode se destacar. Marlone fez 43 partidas pelo Vasco e já marcou 4 gols.

Samúdio:

Esse me parece a melhor contratação do mundo para uma posição carente. Bons laterais-esquerdos são quase que inexistentes no mundo inteiro. E Samúdio me parece um dos melhores. O jogador de 27 anos é experiente. Já conquistou 4 Campeonatos Paraguaios, tem 123 jogos e 8 gols pelo Libertad, além de 13 partidas pela seleção do seu país.

Tem tudo pra chegar e disputar a vaga de titular contra Egídio, que foi muito bem no começo de 2013 mas deu uma caída (talvez por ser o único jogador do elenco sem um reserva). Essa disputa por posição vai ser muito boa para o Cruzeiro, teremos dois jogadores com nível de titular para uma vaga.

Rodrigo Souza:

Esse é uma incógnita. Um volante marcador, com bom índice de passes certos e desarmes. É pra compor o grupo, entrar às vezes, e talvez surpreender. Ninguém conhecia o Ramires antes de ser contratado, e ele se tornou rapidamente um jogador importante para o Cruzeiro. Pode ser o caso.

Além de jogadores contratados, o Cruzeiro tem a volta de alguns com o futuro indefinido. São os casos de Farías, Diego Renan e Pedro Ken. O primeiro deve voltar à Argentina, em conversa com o jornalista Guilherme Piu. Diego Renan, acho, que vai ficar por não ter propostas, já que passou a temporada passada inteira machucado. Já Ken, que fez boa campanha no Vasco, tem proposta para continuar no Vasco e interesse de outras equipes. Além disso, pode ficar no Cruzeiro e ser aproveitado em 2014. Eu gosto do futebol do Pedro Ken, gostaria que ele ficasse na equipe para esse ano. Mas entendo que temos muitos jogadores para poucas vagas, então, se pintar uma possibilidade de negociação, acho que seria a melhor opção, ainda mais se a gente conseguir uma grana de volta.

Outra situação que o Cruzeiro precisa resolver, mas não tão urgente assim, é a de William. O jogador voltou à BH falando sobre a vontade de permanecer. Acho que todo mundo concorda que William melhorou muito o Cruzeiro após sua chegada. Ele fez, com muito mais qualidade, a função que Marcelo Oliveira designava a Luan. Ser o atacante aberto que volta e completa o meio-campo quando o time não tem a bola. Apesar de marcar bem, Luan não tem um décimo da qualidade de Willian na parte ofensiva. Além disso, o jogador do bigode grosso foi o segundo maior assistente da equipe, ficando atrás apenas de Éverton Ribeiro, o Messi melhorado. Não tenho dúvidas de que sua permanência é importante para a equipe. É um jogador que deve ser contratado em definitivo. Mas sei que é caro, e temos opções na equipe, então não me surpreenderia de vê-lo sair após a Libertadores.

Além dos jogadores chegando e os que tem situação indefinida, temos alguns jogadores saindo do clube. Victorino e Anselmo Ramon estão risos indo para o risos Palmeiras risos. Gente, estou rindo demais dessa situação. Agora os dois vão se juntar a Marcelo Oliveira e vários jogadores horríveis para fazer um novo Cruzeiro 2011 em São Paulo. Vai ser engraçado.

Não me siga

Michael Renzetti

Não sei nada sobre táticas, sobre jogadores, sobre times - bom, na verdade eu acho que não sei nada sobre futebol. Mas eu gosto de opinar.
Não me siga