Lesão de Borges confirmada, Indireta Recebida Dagoberto e muita gente voltando

Tempo de leitura: 4 minutos
"que desagradável você"

“que desagradável você”

Olá amigos.

Ontem foi confirmado que o atacante Borges realmente sofreu uma lesão na coxa e vai desfalcar o Cruzeiro por algumas partidas. E isso é o tipo de coisa que mais joga contra os estaduais. Claro, Borges poderia ter se lesionado no Mineirão. Mas com certeza um campo todo estragado não ajuda e é mais fácil para nossos jogadores, que estão acostumados a jogarem em estádios de verdade, se machucarem quando vão disputar essas partidas de várzea.

Eu realmente não entendo todo esse ~glamour~ que o pessoal vê em estaduais. Pelo menos aqui em Minas não temos ~glamour~ nenhum. Só alguns clássicos bacanas que mais atrapalham que ajudam o time perdedor no restante da temporada. Perdeu de muito mesmo tendo feito a melhor campanha do estadual? Demitido. Perdeu de pouco a final, mas fez um campeonato meia-boca? Demitido também. Não tem jeito. Estadual só serve pra machucar jogador e atrapalhar a vida dos treinadores. E serve para os times do interior venderem algum jogador horrível para Cruzeiro e Atlético nunca usarem, tipo Jajá, Jonatas Obina e outros do tipo.

Apesar dos pesares, é uma boa oportunidade para vermos mais de Marcelo Moreno como titular. Ainda acho que ele vai se sair bem, mas não é nada bom termos um titular a menos para o início da Libertadores. Precisamos que ele se recupere o mais rápido possível ou que Moreno se entrose com o restante do time e supra nossa dificuldade. É hora do boliviano agarrar essa oportunidade, fazer quantos gols de canela forem possíveis, e mostrar para Marcelo Oliveira que pode ser titular.

Dagoberto falou sobre ter ficado de fora da partida contra a Caldense e soltou uma indireta, aparentemente, pra mim.

“Tem de ser inteligente também. Tivemos uma semana cheia e com bastante (treinamento) físico. Houve cansaço muscular e conversamos. Achei uma atitude muito inteligente e excelente. Você se recupera nesses dias e fica zerado para a sequência”.

“Vou deixar uma coisa bem claro. Foi uma coisa de conversar para segurar somente. O cansaço muscular pode ser prejudicial. Na sexta-feira, você sente, e, no sábado, tem um jogo em que não poder tirar o pé. Passei isso para o Marcelo. Ele que manda e me tirou do jogo. Agora estou de volta, tranquilo e apto”

“Você vê futebol europeu, os caras descansam, têm preparação para isso. É muito fácil chegar e acusar alguém. Temos de conviver com pessoas que não entendem nada de futebol e comentam sobre você”.

NOSSA DAGOBERTO ME DESCULPA CARA. Não tá aqui quem falou. Mas, olha, não é a primeira vez que você fica de fora de uma partida “menos importante”. Estou de olho, ok? E quem são essas pessoas que não entendem de futebol? Porque os torcedores entendem de futebol, quem assiste futebol entende de futebol. Se você está falando de uma pessoa que nunca viu uma partida, que não sabe nem escalar a equipe, aí sim, eu concordo.

Não gosto desse papo de que “ninguém sabe nada, ninguém entende de futebol” porque não jogam. Existem críticos e estudiosos em todos os tipos de atividades, e nenhum deles precisa fazer a coisa ou ser o melhor para entender ou criticar algo. Dagoberto está parecendo aquele pessoal do “não gostou faz melhor”, “não me inveje me supere”. Se fosse assim, Pelé seria o melhor analista de futebol do mundo, coisa que sabemos estar longe de ser verdade.

O que Dagoberto disse sobre a Europa é verdade. Eles poupam mais os jogadores, têm esse entendimento que às vezes falta ao brasileiro, que quer ver seu melhor jogador todo dia em campo. E o jogo contra a Caldense, sinceramente, não valia de nada. Ele poderia e deveria ser poupado. A verdade é que a gente gosta de criticar, gosta de encher o saco. Desculpa Dagogol, vamos deixar você mais quieto, ok?

Além de Dagoberto, outros jogadores importantes estão voltando de contusão, como Nilton, Tinga e Samúdio. Achei que faltou a presença defensiva de Nilton no meio-campo. Souza funciona mais como um segundo volante, do estilo de Lucas Silva, e a equipe ficou sem proteção à defesa com a escalação dos dois contra a Caldense. Tinga é um cara que entra bem, dá uma experiência bacana à equipe, então sua presença no banco é importante para o Cruzeiro. Já Samúdio é minha maior aposta para tomar a titularidade em 2014. Por isso quero vê-lo em campo o mais rápido possível. E o campeonato mineiro, com todos seus problemas, é ótimo para testar jogadores. Joga todo mundo nessas partidas sem valor aí Marcelo! Menos o Dagoberto, deixa o Dagoberto quieto.

Até amanhã.

Não me siga

Michael Renzetti

Não sei nada sobre táticas, sobre jogadores, sobre times - bom, na verdade eu acho que não sei nada sobre futebol. Mas eu gosto de opinar.
Não me siga