Repercussão positiva do caso Tinga e punições a serem aplicadas

Tempo de leitura: 3 minutos

briga-torcidas-cruzeiro-real-garcilaso-tinga-punicao-racismo-libertadores-uma-cerveja-por-favor

Olá amigos.

Ontem foi um dia quase que completamente pautado pela situação do Tinga. A reação pelo país inteiro foi muito legal, os atletas, clubes, torcedores, todo mundo mandando mensagens positivas. Além disso, teve ótima repercussão internacional, com jogadores brasileiros que atuam em times europeus mandando suas mensagens, e muita gente importante discutindo a situação. Até a presidente do país entrou no assunto; CBF, ministros e FIFA também se manifestaram. Foi bem interessante e positivo. Acho que o Real Garcilaso não passa por essa impune.

E acho que a situação foi bem potencializada pelas redes sociais. A nossa manifestação, por mais descontrolada e sem noção que seja, chegou longe. Portais de notícias, perfis famosos, perfis oficiais, todos foram bastante citados e acionados. Não dava para ignorar. E a reação foi muito positiva. Até mesmo jogadores do Real Garcilaso usaram as redes sociais para expressar apoio a Tinga e dizer que também não concordaram com o que foi feito.

A gente esquece e às vezes mistura as bolas, mas a equipe do Real Garcilaso e sua torcida são coisas bem diferentes. Não podemos odiar a equipe adversária, os jogadores, e técnico, por ações dos torcedores. E aqueles torcedores nem eram do Real Garcilaso. A equipe tem poucos anos de vida e jogava fora do seu estádio. Por isso, não faz sentido tratarmos mal seus jogadores. Ok, eles fizeram isso com a gente, mas é uma besteira, não vale a pena seguirmos o mesmo caminho. E não tem a mínima necessidade. Podemos vencer qualquer adversário em nosso estádio, com ou sem água.

Pensando bem, esse ponto de separar torcida e clube de futebol é algo muito complicado. Todos nós queremos punição para o Real Garcilaso pelos atos racistas. Mas será que o clube realmente é culpado? Como qualquer equipe do mundo pode controlar seus torcedores a não cantarem esse tipo de coisa num estádio de futebol? Após a partida, técnico e jogadores do Real Garcilaso declararam que não concordam com o que aconteceu. Então seria justo eliminar o time do campeonato por tal coisa? Eles venceram dentro de campo, jogando futebol, foi uma vitória justa.

Mas por outro lado, a situação não pode passar impune. Alguma atitude deve ser tomada. E acho que deve ser algo contra a torcida. Se o clube passar a jogar o restante da competição com portões fechados, o torcedor é o maior prejudicado. Claro, o clube vai perder renda e apoio, mas dentro de campo não terá prejuízo. Ainda vão estar na competição.

Essa é a hora de começarmos a mudar o jeito de como as coisas são julgadas. A cada problema, polêmica, confusão feita pelos torcedores, os clubes sofrem muito mais, são os punidos. E quem causou o problema fica, na maioria das vezes, impune. E não digo isso apenas pela situação do Real Garcilaso. E sim por tudo que aconteceu com o Cruzeiro.

Perdemos mandos de campo por conta de brigas entre duas torcidas organizadas fora do nosso controle. Não jogávamos em casa. O mando era do adversário – o Atlético Mineiro – e ainda fomos punidos. O Cruzeiro teve que jogar fora de seus domínios por esse tipo de coisa. Então fico meio no muro quando as pessoas pedem por punições aos clubes. Tanto que, pelo menos aqui, não vi nenhum tipo de resultado dessas punições.

Idealmente, o torcedor, quem realmente cometeu o crime, é que deveria ser punido. Um a um, com o que prevê a lei. Mas sinto que isso seja impraticável para um estádio de futebol. Quem cantou? Quem não cantou? É impossível provar.

As punições no futebol deveriam existir sim, e serem mais severas. Mas deve-se estudar bem e diferenciar torcedor do clube, para não acabar – como sempre – prejudicando as equipes e torcedores que nada tem a ver com a situação.

E como hoje está um dia muito caído na questão futebolística, então vou ficando por aqui.

Até amanhã.

Não me siga

Michael Renzetti

Não sei nada sobre táticas, sobre jogadores, sobre times - bom, na verdade eu acho que não sei nada sobre futebol. Mas eu gosto de opinar.
Não me siga
  • Camila

    Também acho complicado isso de punir o clube. Tinha que ter uma forma de punir o torcedor. Fora do País tem, será que o Brasil é tão atrasado assim que não consegue uma forma de ver isso aí?