Santa Rita na Copa do Brasil, Marcelo Moreno fora, Júlio Baptista dentro?

Tempo de leitura: 5 minutos

o-cruzeiro-e-bom-demais-meu-deus-uma-cerveja-por-favor

Olá amigos!

Ontem foi feito o sorteio para os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil, com os critérios e regras mais sem sentido do mundo. Mas acabou dando tudo certo. O Cruzeiro, time mais sortudo dessa edição, pegou um adversário bem modesto, o Santa Rita de Alagoas. Não me parece o mais difícil dos confrontos, mas todo cuidado é pouco. E parece que os jogadores estão ligados nisso, pedindo que a equipe jogue como se enfrentasse um time de ponta. Egídio disse:

Não conhecemos o time de Santa Rita, mas vimos o sorteio. Se eles chegaram até as oitavas é porque têm mérito. Temos que entrar forte e fazer um jogo como se tivesse diante de um time de ponta.

Dedé também falou sobre o confronto:

Sinceramente, eu não conhecia. É um time novo, que vem surpreendendo, chegou agora às oitavas. É um time contra o qual temos que entrar com cuidado, pois chegou porque tem qualidades. O nosso time respeita muito isso nos adversários e é isso que vamos fazer.

Esse deve ser o pensamento de todos os jogadores em qualquer partida. O Fluminense, nessa própria Copa do Brasil, nos mostrou que qualquer coisa pode acontecer. Então não podemos bobear. Júlio Baptista espera uma super retranca:

Esses jogos são difíceis. Incrível como as pessoas pensam que soa fácil. São os jogos mais difíceis, sempre acaba complicando, até pelo fato de não ser um jogo aberto. Tem esse dever de entrar e ganhar e, quando entra em campo, é mais difícil. Mas vamos fazer de tudo para conseguir o resultado.

Não acho tão incrível as pessoas pensarem que será fácil, porque eu tenho certeza que será fácil. É só jogar todo o futebol que sabem. Desse jeito não tem pra ninguém, nem da série A, nem da B, muito menos para um equipe que nem série tem. É difícil falar em dever, mas uma equipe com milhões em folha salarial, que paga só ao Júlio Baptista quase cinco vezes a modesta folha do adversário, não pode nem pensar em perder esse confronto. Claro que em campo são onze contra onze e todo o blá blá blá do futebol, mas temos que entender nosso nível e impor nosso futebol. Até o presidente do adversário está pensando mais na renda da partida do que em uma eventual classificação:

Para sonhar em passar, era preferível pegar uma equipe menor. Quando você joga contra a melhor equipe do país, pode haver essa motivação para o treinador e os jogadores. Mas eu tenho de ser realista, não posso ficar fazendo média.

"tamo aqui dançando de emoção"

“tamo aqui dançando de emoção”

E tem o “problema” de que o sorteio impôs que o Cruzeiro fizesse a primeira partida do confronto em casa. O presidente do Santa Rita queria que o jogo fosse em seus domínios para enfrentar um Cruzeiro titular e conseguir fazer com que mais pessoas se interessem pelo confronto, a ponto de encher o estádio.

A expectativa natural é de que o primeiro jogo fosse em Maceió, porque teríamos chance de fazer um bom jogo, tirar uma boa renda. Queríamos o primeiro jogo aqui, mas, infelizmente, não tivemos sorte no sorteio. Se o primeiro jogo fosse em Maceió, poderíamos explorar o Cruzeiro, que é a melhor equipe do país, os números apontam. É o Cruzeiro de Dagoberto, de Marcelo Moreno, de Ricardo Goulart. Seria bom porque o torcedor cria a curiosidade de conhecer a melhor equipe do país no momento.

Quando o jogo é marcado para Belo Horizonte… O Cruzeiro meteu três no Santos. É muito difícil conseguir qualquer resultado de vitória diante do Cruzeiro. Quando for o segundo jogo, o Cruzeiro vem para cá, não sabemos como será o comportamento da comissão técnica, da direção, o time pode vir mesclado e prejudicar totalmente a renda do espetáculo.

Ele está certo, nesse tipo de confronto – apesar do sorteio ser legal e tal – acho que é mais sensato colocar sempre o time grande jogando a primeira fora de casa. E nos casos de duas equipes grandes se enfrentando, eles poderiam usar o ranking que utilizaram na hora de fazer os cruzamentos. Porque se o time grande joga em casa e goleia o pequeno, o segundo jogo – normalmente – vira um “coletivo de luxo” (apesar de que o Fluminense está aí para nos desmentir sempre). Mas acho que ele pode ficar tranquilo, porque o Cruzeiro vai forte para a segunda partida, independente do que acontecer no primeiro jogo. Nós não temos escolha, nosso elenco é muito bom.

E por falar em elenco, na próxima partida pelo Campeonato Brasileiro nessa quinta-feira contra o Grêmio, Marcelo Moreno – que está emprestado pelo time gaúcho – não poderá jogar. E Júlio Baptista deve ser seu substituto. O camisa 10, que não vem jogando muito e perdeu prestígio com a torcida, vai ter mais uma oportunidade. Ele até marcou um belo gol na partida contra o Santos, jogando de centroavante. Mas apesar disso, ainda prefere jogar de meia na equipe:

A posição que me sinto melhor é de meia, normal. Mas dentro da eventualidade, se o treinador me pede, a gente sempre faz uma função. Embora quando atuo junto com o Goulart a gente acaba trocando, ele faz a meia, depois vai para frente e a gente reveza sem ter o um jogador fixo. Mas a posição que realmente prefiro é jogar na meia, mas a gente está à disposição sempre.

Olha Júlio, eu ACHO que você não está em posição para escolher. É pegar a oportunidade e jogar. Além disso, Ricardo Goulart está tão maravilhoso como meia que é praticamente impossível ficar mexendo na equipe para te encaixar. Já cometemos esse erro e deu no que deu. Você vai ficar quietinho no ataque, sem reclamar, marcando gols bonitos, ok? A não ser que o Marcelo Oliveira pense em escalar o Goulart como centroavante – coisa que acho errado.

"não aguento mais esse grêmio"

“não aguento mais esse grêmio”

Então é isso por hoje, vamos deixar para nos preocupar com o time titular (que não deve ter tantas mudanças assim) na quinta-feira. O que mais me preocupa hoje é a convocação do Dunga, e – apesar do merecimento – torço contra Dedé, Éverton Ribeiro e Goulart serem chamados. Na verdade, não teria nada contra se o Campeonato Brasileiro parasse para os jogos da seleção. Mas como o calendário é ridículo e provavelmente perderemos jogadores para o banco de reservas durante partidas importantes, torço contra mesmo. E você deveria também.

Até amanhã!