Não é mole não, Goulart e Ribeiro no Cruzeiro e também na seleção

Tempo de leitura: 5 minutos
ricardo-goulart-everton-ribeiro-selecao-cruzeiro-uma-cerveja-por-favor

“cara a gente tá indo fazer mais gol em outro lugar”

Olá amigos!

Ontem Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart foram convocados para a seleção brasileira. Como cruzeirense que não se importa nem um pouco com nossa querida seleção, minha primeira reação foi de total descontentamento. Eles estão tirando nossos dois melhores jogadores para sentarem no banco de reservas e assistirem nossa seleção suar para ganhar dois amistosos. Além disso, vamos perder nosso artilheiro e maior assistente por duas importantes partidas do Campeonato Brasileiro. Se a equipe não conseguir marcar os gols sem eles, os pontos podem contar no final. E nós podemos até mesmo sermos ultrapassados pelo Internacional, que vem jogando muito bem e não vai perder nenhum jogador no período.

Mas vendo a entrevista do Éverton Ribeiro, todo feliz e nervoso e emocionado ao mesmo tempo, eu meio que mudei de ideia. Ele disse:

Teve um pouquinho de choro. Uma emoção muito grande. Todo mundo lá em casa assistindo muito apreensivo, mas quando saiu a notícia foi só alegria. Todo mundo comemorando, muitas pessoas me ligando. Foi muito bom.

Tadinho. Ele até chorou e a gente querendo que ele fique de fora da seleção para jogar três simples joguinhos, que provavelmente ganharemos sem ele. Nós podemos estar de saco cheio da seleção, mas tem jogador que ainda sonha com ela, a ponto de ficar todo emocionado com uma convocação. E esse é o espírito que pedimos para os jogadores quando vestem a camisa amarela do Brasil, então estou achando muito legal o Éverton Ribeiro lá. Tomara que seja aproveitado e consiga dibrar todos os adversários. Já que é pra ir pra seleção, agora tem que jogar e jogar bem. E ficar lá por muito tempo. PRA SEMPRE.

O Dunga disse que o convocou por causa dos dibres, e se depender disso acho que ele fica na seleção pra sempre mesmo, pois como dibra esse garoto.

É uma característica de minha de tentar o drible sempre para pode abrir espaço e levar a bola para o ataque. Se o Dunga gostou disso tenho que continuar fazendo. Eu gosto de fazer, sempre tento, então vou continuar fazendo isso para ajudar o Cruzeiro e a Seleção também.

E realmente, o dibre é a maior característica do Éverton. É o que o diferencia dos outros jogadores do Brasil hoje. Ele consegue se livrar de marcadores com muita facilidade, criar jogadas, abrir espaços. É por isso que acho estranho quando os torcedores do Cruzeiro reclamam que Éverton Ribeiro “enfeita demais”, “não faz o simples”. Se ele não enfeitasse e não fizesse o simples não seria o Éverton Ribeiro, o melhor jogador do Brasil em 2013, e o melhor jogador do Cruzeiro. É com esse tipo de futebol, com esse tipo de jogada, que ele se mostra diferente e consegue ajudar tanto nossa equipe.

Mas o que mais me deixou bravo foi a convocação de Ricardo Goulart. O jogador é o melhor do nosso elenco em 2014, artilheiro do Campeonato Brasileiro e vai fazer muita falta. Mas não estou bravo por isso, entendo que um jogador jogando desse jeito seja lembrado por Dunga, pois ele está numa fase incrível, fazendo coisas que a maioria dos jogadores da posição não conseguem fazer. Ricardo Goulart é um Kaká (em seus melhores momentos) melhorado, que ataca, defende, marca gols, cria uma confusão durante 90 minutos. É o Aaron Ramsey brasileiro, o Yaya Touré gordinho, o Pogba menos marrento. E mesmo assim, sua convocação é “zoada” por torcedores de outros times. Se ele tivesse fazendo isso no Shakhtar Donetsk ninguém reclamava da convocação. O problema é jogar no Brasil, é ser do Cruzeiro e ter jogado apenas no Goiás antes. O pessoal, ao mesmo tempo, acha que o futebol brasileiro é compatível com o da Europa e acha que só jogadores que jogam lá fora valem a pena. É engraçado até.

Ele gravou um vídeo agradecendo todo mundo pela convocação, e fiquei muito feliz por ele, mesmo com todo o medo de perder nosso artilheiro para quatro partidas. O lancenet fez uma boa reportagem mostrando o que o Cruzeiro perde em gols e assistências sem os dois:

Gols e assistências de Éverton Ribeiro:
17/8 – Cruzeiro 3 x 0 Santos (Assistências para Marcelo Moreno e Júlio Baptista)
26/7 – Cruzeiro 5 x 0 Figueirense (Assistências para Ricardo Goulart e Dedé)
17/7 – Cruzeiro 3 x 1 Vitória (Gol)
1/6 – Cruzeiro 3 x 0 Flamengo (Gol e assistência para Ricardo Goulart)
25/5 – Internacional 1 x 2 Cruzeiro (Assistência para Willian)
17/5 – Cruzeiro 3 x 2 Coritiba (Assistência para Ricardo Goulart)

Gols e assistência de Ricardo Goulart:
17/8 – Cruzeiro 3 x 0 Santos (Gol)
26/7 – Cruzeiro 5 x 0 Figueirense (Gol)
20/7 – Palmeiras 1 x 2 Cruzeiro (Gol)
17/7 – Cruzeiro 3 x 1 Vitória (Gol e assistência para Éverton Ribeiro)
1/6 – Cruzeiro 3 x 0 Flamengo (Gol)
25/5 – Internacional 1 x 2 Cruzeiro (Gol)
21/5 – Cruzeiro 2 x 0 Sport (Gol)
17/5 – Cruzeiro 3 x 2 Coritiba (2 gols)

E mesmo com todos esses números mostrando que vamos perder muita coisa sem esses jogadores, o Cruzeiro não vai pedir o adiamento das partidas contra Santa Rita (AL), pelas oitavas de final da Copa do Brasil, Fluminense e Bahia, pelo Brasileirão. Valdir Barbosa disse:

É tecnicamente impossível adiar jogos neste momento. O calendário está fechado e não existem datas livres para que possamos disputar jogos adiados. Portanto, não há possibilidade de solicitarmos isso à CBF.

Cara, solicita primeiro, pensa nisso depois. Vai que o Cruzeiro sai da Copa do Brasil nas quartas de final? Aí tem MUITO tempo para se marcar as partidas. Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart são diretamente responsáveis por METADE dos gols do Cruzeiro no Brasileiro. É muita coisa para se perder de uma vez. Eu acho que o nível do time vai cair, e que dava pra remarcar esses jogos. Mas fazer o que né? Nunca vi o Cruzeiro pedindo adiamento de jogo – nem antes de uma final de Libertadores – não vai ser agora que o time começará a ser mais ativo nos bastidores né? ESTOU PREOCUPADO.

Mas vamo que vamo, dá pra ganhar tudo. (Vou completar aqui esse parênteses só pra dar mil palavras no texto porque é muito doido ter mil palavras no texto. Ih passou de mil).

Até amanhã!

  • Anderson

    E se a torcida começasse a cantar um “na na na na Goulart” tipo a musica pro Giroud, muito boa ideia, vou sugerir.

    Não mentira, hahhahaha.

  • Eu sei que o RG e o ER são muito importantes, mas temos um elenco muito foda e vamos arrancar pontinhos aí. Não vamos perder a liderança.