Ricardo Goulart deve ser vendido pra China. E agora?

Tempo de leitura: 4 minutos
"quarta-feira não terá mais, nunca mais"

“quarta-feira não terá mais, nunca mais”

Olá amigos!

Ontem fomos ASSOLADOS pela péssima notícia que Ricardo Goulart deve ser vendido para a China. Isso mesmo, pra CHINA. China, o lugar do futebol menos atrativo do mundo. O lugar em que os jogadores vão para morrer, o lugar que você é esquecido para sempre. E também o lugar que você consegue ganhar um pequena fortuna em poucos meses, jogando num país fraco para o esporte, em que você seria o rei no universo. Na minha opinião, é uma péssima escolha de carreira para um jogador de futebol de 23 anos que tem passagens pela Seleção Brasileira. E uma péssima escolha para o Cruzeiro, que não deve ser tratado como uma empresa que visa lucros e sim um clube de futebol que visa títulos.

O Super Esportes tentou apurar a notícia dada pelo Thiago Reis na Itatiaia, mas só obtiveram respostas negativas. Em conversa com a mulher do Goulart, ela declarou:

 “Não chegou nada para nós. É mais especulação. Tudo que é de interesse do Ricardo, a gente fica sabendo praticamente na hora. Mas nem o empresário dele (Sandro Becker) e nem o Cruzeiro nos falaram nada. Sinceramente, eu nem conheço esse time que você me falou”

O pior é que EU, Michael, o que vos escreve, pela primeira vez na história tenho FONTES INTERNAS (risos) de que ela está mais do que sabendo da situação. Mas vai saber né?

O Super Esportes foi PERSEVERANTE e “trocou mensagens” com o Cuca, perguntando do caso. E ele também disse que não tem nada a ver com o time dele e que o Gilvan pode estar confundindo as equipes (o que pode ser bem verdade, conhecendo o histórico do nosso presidente).

Mas nada disso importa. Pelo que me disseram ele está mesmo vendido, e não dá pra confiar em palavra de gente do meio de futebol. Eles sempre tentam proteger o jogador e a negociação, para caso dê algo errado eles continuem bem com todo mundo. Falar demais não ajuda. Veja o caso de Dudu e suas declarações pró-Corinthians. O que devemos pensar agora é na reposição.

A transação, na faixa de 14 milhões de euros, vai render ao Cruzeiro 50% do valor (para você que é de humanas, dá 7 milhões de euros ou 21 milhões de reais). Com essa grana o Cruzeiro consegue trazer um jogador de nível parecido. O problema é: que jogador é parecido com Goulart?

O meia do Cruzeiro é um jogador de muita força física, velocidade, marcação, boa técnica, presença de área e excelente posicionamento para finalizar. Só peca um pouquinho na finalização (mas mesmo assim marca bastante gols). É muito difícil achar alguém desse tipo aqui no Brasil. Normalmente o cara tem boa técnica, mas é lento e não marca. Ou o cara marca bastante e tem força física, mas não sabe dar um passe. Não tem muitos jogadores que fazem de tudo. Principalmente na parte da marcação e posicionamento para finalizar. Me fala o último meia que você viu fazendo muitos gols numa edição do brasileirão e brigando por artilharia da competição? Não tem ninguém.

Mesmo assim, eu não deixei vocês na mão e pensei em três jogadores que podem preencher esse vazio deixado por Goulart em nossos corações, quer dizer, em nosso meio campo.

1 – Cícero

cicero-fluminense-cruzeiro-goulart-uma-cerveja-por-favor

O volante do Fluminense é o jogador que vem primeiro a minha cabeça quando penso em um substituto. Goulart, em toda a passagem pelo Cruzeiro tem 106 partidas e 38 gols. Cícero, em sua passagem mais relevante, pelo Santos, fez 90 partidas e 35 gols. Números bem parecidos. E Cícero é um terceiro homem de meio campo, alto, forte, rápido e goleador. Os maiores problemas em sua contratação seriam sua idade (já tem 30 anos) e o salário. Ele saiu do Santos porque o time paulista não queria pagar 500 mil reais de salário.

2 – Paulinho

brazileño

brazileño

Paulinho, mais conhecido como Brazileño Paulinho pela ESPN Brasil, é outro dos alvos óbvios para a posição. Peça-chave para a campanha vitoriosa do Corinthians nos últimos anos, conquistando Brasileiro, Libertadores e Mundial Interclubes, o rapaz tem 161 jogos e 34 gols. E é um volante, ou terceiro homem de meio campo. Ou seja, cairia perfeitamente na vaga deixada por Goulart. Alto, rápido e com forte presença na grande área, Paulinho seria uma excelente contratação. Mas temos diversos problemas para contratá-lo. Alto salário e dificuldade de empréstimo junto ao Tottenham da Inglaterra.

3 – Conca

"me tirem daqui gente pelamor"

“me tirem daqui gente pelamor”

Conca não é rápido, não marca bem, nem tem força física. Mas é muito técnico, um exímio criador de jogadas. Bate falta bem, chuta muito bem de longe. É um meia clássico que ajudaria muito o time do Cruzeiro em 2015. Ele tem experiência em Libertadores e fala espanhol (o que é uma característica muito importante para agradar a torcida do Cruzeiro). Tem problemas com o Fluminense e pode sair em breve. O maior problema é seu salário, que passa e muito do máximo que o Cruzeiro já pagou para algum jogador. E tem 31 anos, está quase no final de sua carreira.

Mesmo com essa lista aí eu já sei quem deve ser o substituto de Goulart no Cruzeiro. Será ele mesmo, o próprio, o mito/monstro, o whyzistico Júlio Baptista. Fiquem com essa.

Até amanhã.